23 de janeiro de 2014

Testemunhos: As Intérpretes de LGP II

O dia 21 de janeiro é o Dia Nacional do Intérprete de LGP.
Para o assinlar pedimos aos alunos que escrevessem  testemunhos sobre o seu papel.
Eis os depoimentos do 6º ano:

         Para mim o intérprete é…

          É importante, porque o surdo não percebe os ouvintes quando estes falam, assim se chamar o intérprete ele traduz e o surdo já percebe.
          É importante nas escolas, no médico, no banco…
          Eu gosto muito das intérpretes.
                                                                                       Délcio Viana, 6ºG

O professor fala e a intérprete traduz em simultâneo. A intérprete tem de respeitar as regras. A intérprete são só elogios.
A intérprete deve respeitar os surdos e não dar conta as privacidades da vida de uma pessoa.
Ela merece ganhar ordenado, porque é intérprete.
                                                                                                    João

Para mim o intérprete é…
Para mim o intérprete é um amigo, que acima de tudo nos acompanha diariamente. Conversamos sobre tudo e é alguém em quem posso confiar.
          Na sala de aula, fica mais fácil compreender o que os professores nos querem ensinar. É o interprete que nos ajuda a comunicar com aquelas pessoas que não sabem língua gestual.
          Eu falo, mas no inicio era difícil acompanhar o que os professores explicavam, falavam muito rápido e eu tinha mais dificuldade em perceber.
          Graças à Leonor, consegui melhorar bastante o entendimento, se não fosse ela nunca o teria conseguido.
          A interprete Carla é uma pessoa muito exigente, ensina-nos a ter respeito pelos outros e regras de boa educação. Conheço a Carla à menos tempo que a Leonor, ela tem uma personalidade muito forte mas, é muito simpática e minha amiga.
          Para mim o interprete é muito importante no meu dia a dia.


Sara Romeira, 6ºG

Eu adoro a Leonor. É muito simpática e tem piada. É divertida Ah! Ah!, ok desculpa! Eu estou a brincar. És boa amiga, és também mais coisas, és a melhor do mundo JJJ. E dança Hip Hop!
A Carla é simpática e ajuda muito. J
                                                                                               Vasco

Sem comentários: