24 de dezembro de 2009

Os surdos e os seus amigos



No dia 27 de Novembro fomos à sede da Associação de Surdos do Algarve entrevistar o Presidente, o Sr. Bruno Brito.

-Olá! Boa tarde. Nós somos alunos do 6ºano da E.B.2,3 de Santo António e temos jornal que se chama “ Surdosfera”. Gostávamos de o entrevistar para isso jornal.

• - Como se chama? - Chamo – me Bruno Brito.

• - Quantos anos tem? - Tenho 28 anos.

• - Onde nasceu? - Nasci em Lisboa.

• Até que ano frequentou a escola? - Até ao 9ºano.

• - Gostou da escola onde andou? Porquê? - Gostei porque a escola era boa, mas não havia intérprete, não havia formadores de L.G.P, não havia língua gestual. Só os professores.

• - Gostava de ir para a universidade? Porquê? - Gostava de ter ido para a universidade mas não havia intérprete, não havia formador e então não continuei.

• - Qual é a sua profissão? - Eu trabalho com computador. Trabalho na fábrica de sal há 7 anos. Sou presidente da A.S.A há 9 anos.

• - Gosta daquilo que faz? - Gosta só de trabalhar no computador. Eu não gosto muito de trabalhar no sal, prefiro trabalhar no computador.

• - O que menos gosta na sua profissão? - Do que menos gosto é de trabalhar nas salinas porque me sujo, prefiro trabalhar mais limpos.

• - Como chegou à presidente da A.S.A? - Eu já trabalho aqui há 9 anos e gostava de só fazer isto.

• - Como é financiada a associação? - A A.S.A é financiada pela Câmara Municipal, mas às vezes não há dinheiro.

• - Quais são as maiores dificuldade que sente com presidente? - No primeiro ano eu confesso que era uma grande confusão ,depois fui aprendendo e agora já consigo organizar tudo bem.

• - Gostava de acrescentar alguma coisa? - Eu gostava que vocês fossem bons alunos e chegassem à

Universidade. Devem aproveitar as facilidades: Formadora de Língua Gestual, Intérprete…

- Adeus, muito obrigado!!!!

















“Quando vou para as provas penso sempre em ganhar”



Joana Santos conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Surdolímpicos no passado mês de Setembro, em Taipé, com apenas 19 anos de idade.

Joana Santos, do Judo Clube do Algarve, é também bicampeã mundial e promete não ficar por aqui…



APA- Como se sentiu por ter conquistado a Medalha de Ouro nos Jogos Surdolímpicos, em Taipé? Esperava este Resultado?

Joana Santos – Senti – me muito bem e feliz por ter conseguido esta medalha. Foi a recompensa do trabalho e de todo o esforço que fiz antes desta prova. Fui operada ao ombro esquerdo no final de Dezembro d o ano passado e só comecei a treinar em Junho, pelo que, como o tempo não era muito, tive de treinar várias horas todos os dias, com a agravante de ter que perder alguns quilos que, entretanto, aumentei no tempo em que estive parada. Quando vou para as provas penso sempre em ganhar, mas tinha consciência que seria muito difícil, pois estava perante as melhores atletas do mundo. Esta foi, sem dúvida, a medalha mais importante para mim.



APA – Qual o combate mais complicado?

JS – Encontrei a dificuldade que mais ou menos já esperava. O combate mais difícil foi com a atleta da Rússia.

APA – Como foram os dias passados em Taipé e conviver com uma cultura diferente?

JS – Gostei muito de conhecer novas culturas, mas adorei, principalmente, a comida, o que não é muito bom para quem tem de controlar o peso. Fiz novos amigos e isso também é muito positivo.



APA – Há quanto tempo pratica esta modalidade e como nasceu o gosto pelo judo?

JS – Pratico judo há 10 anos. Comecei por acaso, fui ver um treino, gostei e fiquei até hoje.



APA - Como é o seu dia-a-dia e que cuidados tem para se manter em forma?

JS – O meu dia-a-dia é normal, não o será, certamente, para uma rapariga da minha idade. Frequento o 11º na Escola Tomás Cabreira, em Faro, entro todos os dias as 8h30 e saio entre as 17h30 e as 18h30, depois vou treinar das 19h às 21h30. Para me manter em forma tenho que treinar muito e controlar a alimentação, de modo a não aumentar o peso.



APA – Foi nomeada, recentemente, para Melhor Atleta Feminina do Ano e homenageada na categoria de “Campeões do Mundo Individuais”. Como foi estar perto dos grandes nomes do desporto português…



JS- Foi um prazer enorme estar nomeada ao lado dos melhores atletas portugueses como Cristiano Ronaldo, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Michelle Brito ou Telma Monteiro.

Ao mesmo tempo, é um incentivo para continuar a trabalhar de modo a poder chegar mais longe.



Sem comentários: