21 de novembro de 2013

Metamorfoses: 3 resumos do "Mamadu"

Nas aulas de Português lemos a biografia "Mamadu o herói surdo",  da autoria de Marta Morgado e preenchemos um guião de leitura que terminava com um pedido de resumo da história.
Aqui estão os resultados com ilustrações de um acontecimento decisivo:
  
Mamadu o herói surdo

O Mamadu  era um menino mexido, alegre e        que ajudava muito. Ele tinha dois nome Mamadu e Miguel. Ele ficou surdo, os pais pediram ajuda ao presidente. O presidente ofereceu uma viagem para o Mamadu ir para uma escola nova de surdos.

Quando chegou, ele aprendeu muitas coisas novas. Aos vinte anos ele teve o sonho de ser professor de Língua Gestual Guineense.

Ele voltou a sua terra natal e criam uma escola e associação de surdos. Ele adorou, ficou contente por ter ajudado as crianças a ficar junto com a família.


A  minha opinião: Eu acho que este livro é  triste, porque o Mamadu esteve afastado 15 anos da família e alegre porque de aprendeu coisas novas mas ele triunfou. Eu tenho muita pena do Mamadu ter estado afastado muitos anos.

Bruna  


O resumo da história do Mamadu

“Mamadu-o herói surdo”

            O livro conta a vida do Mamadu, quando era pequeno e vivia na Guiné. Depois os pais ficaram preocupados com ele, porque não sabia falar nem comunicar e eles descobriram que ele era surdo e pediram ao presidente da Guiné ajuda para o Mamadu vir para Portugal para aprender coisas.

Ele respondeu na carta que ele podia vir.  Vieram e cá o Mamadu aprendeu muitas coisas e fez novos amigos.

            15 Anos depois, ele voltou a África e conheceu a família.


Eu  gostei de ler o livro e responder às  perguntas.

Marian 


Mamadu

            O Mamadu vivia na Guiné-Bissau, vivia com a família, o problema dele era a surdez.

            Veio para Lisboa com o pai, para a escola só para surdos para aprender coisas novas.

O Mamadu ficou em Portugal durante quinze anos e às vezes, ficava triste por ter saudades da família. Ele gostava ser professor só para surdos no país dele.

Aos vinte anos, voltou ao seu país, para ver a sua família e ser professor dos surdos numa escola só para os surdos.

A minha opinião sobre este livro, é que ele é emocionante, porque o Mamadu ficou em Portugal durante quinze anos sem ver a família.
Mariana

Sem comentários: