30 de março de 2010

Reportagem da TVI: o exemplo de Joana, campeã surdolímpica de judo

Tem 20 anos, é surda e desde os nove que treina judo. Já foi medalha de ouro dos surdolímpicos, vive em Faro, e divide o dia entre as aulas e os treinos. Joana Santos é um exemplo de vida.
É como um ritual. Antes de sair para a escola Joana, observa sempre os troféus das muitas vitórias, uma das quais já fez dela Judoca Campeã Olímpica. Em 2009 venceu em Taipé, na China, a medalha de ouro dos surdolímpicos.
VEJA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA EM VÍDEO
Joana não consegue ouvir o que à sua volta se passa. Nasceu assim. Já tem 20 anos e frequenta o décimo primeiro ano, na área de design numa escola de Faro. Tem jeito para o desenho, mas as suas proezas no Judo são o que mais impressiona os colegas e professores.
Para Joana o futuro ainda não está definido. Sente-se dividida entre as linhas que traça no papel e as vitórias no Judo: «Não sei, não sei como vai ser o meu futuro. O meu objectivo, e a que estou habituada até agora, é o Judo, mas agora o Desenho, vamos ver. Eu por mim agora ainda é muito cedo para decidir, quero preparar-me para depois escolher entre Judo e o Desenho, vamos ver como vai ser o meu futuro».
O dia passa rápido, e sempre muito preenchido. O treino acontece já ao início da noite. Joana faz parte do Judo Clube do Algarve, onde começou a praticar a modalidade, por iniciativa do pai.
Nunca se sentiu diferente, mas acabou por ter uma vida excepcional, afinal de contas nem todos conseguimos atingir as metas que Joana já conquistou e nem todos conseguimos ter a força de vontade que demonstra todos os dias desde muito pequena.
«A Joana é uma trabalhadora, e como tal, sempre tudo fez para tentar os melhores resultados e por isso é que já foi campeã nacional algumas vezes, tanto no escalão Juvenil, como de Esperanças e logo à partida demonstrou ter capacidades atléticas, e enfim, psicológicas para fazer alta competição», diz o treinador Júlio Marcelino.
Mas os objectivos de Joana não se ficam por aqui, há muito caminho que quer percorrer no Judo: «Agora o que eu sinto é que tenho de trabalhar. O meu objectivo é a Europa. Ser Campeã da Europa de sub-23, de ouvintes, pretendo lutar com ouvintes. Daqui a quatro anos com os surdos, mas agora o objectivo são os ouvintes e a seguir com os surdos. Quero praticar e tenho de trabalhar bastante.»
E será sempre com esta determinação que Joana promete encarar a vida para alcançar várias metas A que poderia ser a mais difícil de todas ela conseguiu.

Sem comentários: