22 de fevereiro de 2010

Testemunhos

Os meus quatro cavalos

Eu gosto dos meus cavalos e trato-os bem, adoro os meus animais.
Tenho dois cavalos que são, o Boneco e a Estrela, têm 5 anos cada um.
Também tenho um casal de póneis, o Maluco e a Ritinha. A Ritinha tem 7 anos e o Maluco tem 9 anos. Todos os dias o meu irmão limpa a casa deles com um carrinho de mão, uma vassoura, pá, forquilha e um ancinho e eu carrego o estrume deles para fora de casa.Enche-se o carrinho de mão com cocó do cavalo,depois tira-se com a pá o cocó para a terra.
Todos os domingos eu monto mas, antes de montar, o meu irmão da um aquecimento para eu poder montar e andar sozinho com eles. Sabemos montar bem, falamos com eles e eles entendem o que dizemos. Para poderem andar nos caminhos de pedra e poderem correr mais metemos-lhes ferraduras pregadas com cravos.
Para ensinar os cavalos, eu e meu irmão vamos trabalhar para o campo. Ele puxa a corda do cavalo e o cavalo começa a andar. O cavalo tem a corda no pescoço e ele amarra-o ao tronco da árvore, depois o cavalo come a erva do campo. Para os começar a montar, põe-se a sela bem apertada, depois aperta-se a boca para ele a abrir para colocar o freio. Faz-se o cavalo andar a volta até ele se cansar. Quando ele está cansado monta-se.
Quando sou eu a montar fico nervoso e agarro-me com muita força. Anda-se até ele se cansar. Depois repete-se todos os dias até ele se habituar. O cavalo não quer ser montado, por isso, puxa as rédeas, salta e faz muita força.
Eu gosto de montar com o meu irmão Augusto, porque ele sabe trabalhar com eles. Nós andamos e damos-lhe banho quando estão todos transpirados e eles são muitos bem tratados e bonitos.


Aqui ao lado, o Maluco e a Ritinha.
Em cima, à direita, o Boneco e a Estrela




Vero Flores ( com a ajuda da Aléxia e do C Daniel)

Sem comentários: