

Pedro Ponce de León,
nasceu na Espanha em
1514 e faleceu em 1584.
Foi um monge beneditino
e o primeiro professor de
surdos na Europa. Fundou a primeira escola para surdos em Burgos. Os seus alunos eram todos surdos e filhos das pessoas mais ricas de Espanha. O trabalho que fazia com as crianças surdas era ajudá-las a aprender a escrever a língua do país, utilizando como método de ensino alguns gestos simples e a ajuda de um alfabeto bimanual. Ponce de León teria desenvolvido um alfabeto manual que permitia ao estudante que aprendesse a soletrar (letra por letra) toda a palavra. O trabalho de Ponce de León com os surdos foi de grande importância.
A maioria dos europeus no século XVI, acreditava que os surdos eram incapazes de serem educados. Muitos acreditavam que os surdos nem sequer poderiam ser educados como cristãos, deixando-os à margem da sociedade.
Origem Wikipédia, resumo de Ruben Guerreiro Emmanuelle Laborit


nascida em 18 de Outubro de 1971, é uma actriz francesa e directora do Teatro Visual Internacional. Nascida surda, Emmanuelle só conheceu a língua gestual aos 7 anos. Antes de aprender a Língua Gestual Francesa, ela apenas comunicava com sua mãe . O seu livro autobiográfico “O grito da gaivota”, escrito em 1993, descreve a sua infância, a sua adolescência e o início da sua idade adulta autónoma. Venceu o prémio Molière da revelação teatral, em 1993, pelo seu papel em Filhos de um Deus Menor, adaptado da peça escrita por Mark Medoff. Foi a primeira actriz surda a receber, em França, tal reconhecimento. Tornou-se ainda a embaixatriz da Língua Gestual Francesa. É Directora desde 2003, do Teatro Visual Internacional (http://www.ivt.fr/), sucedendo ao seu director-fundador Alfredo Corrado. Deu à luz um menino, em 2007. Cinema: Vários filmes desde: 3000 Scénarios Contre un Virus, 1994, La Vie silencieuse de Marianna Ucrìa, 1997: até 11'0901 - September 11, 2002:
Teatro: 1992 : Filhos de um Deus Menor, de Jean Dalric e Levent Beskardes, entre outros. Obras: O grito da gaivota, com Marie-Thérèse Cuny, Edição de Flammarion.
Origem Wikipédia, resumo de Aléxia Simões
Sem comentários:
Enviar um comentário