Este projecto surgiu no âmbito do Projecto Curricular de Turma, como estratégia da disciplina de Língua Portuguesa, mas contou, desde logo, com a colaboração dos professores de Educação Visual e Tecnológica que disponibilizaram os auto-retratos dos alunos..
O seu primeiro objectivo é o de contribuir para desenvolver as competências no domínio da língua portuguesa, em particular da expressão escrita, mas também dar a conhecer a perspectiva do mundo, sob o ponto de vista dos jovens surdos e, por essa via, não só facilitar a sua integração na comunidade, como enriquece-la com este novo e extraordinário olhar.
Com esta ambição de abrir portas, o jornal abre, também, desde já as suas páginas à colaboração da comunidade escolar.
Este primeiro número contém trabalhos de explícita apresentação dos seus redactores e outras produções, quer originais, quer transcrições, que permitem complementar e aprofundar essa apresentação, ao revelar um pouco mais dos seus talentos, das suas escolhas e gostos.
Em complemento a estes trabalhos encontramos ainda elementos de divulgação e promoção da cultura dos surdos, como o alfabeto em LGP (Língua Gestual Portuguesa) e os logótipos e endereços de instituições a ela ligados.
Completam este 1º número, alguns passatempos e anedotas.
Nesta quadra a todos desejamos proveitosas leituras, um feliz Natal e um próspero 2009.

Sem comentários:
Enviar um comentário